ID: 41793
Autoria:
Aline Fábia Guerra de Moraes, Danilo Cortez Gomes, Diogo Henrique Helal.
Fonte:
Revista de Administração Mackenzie, v. 17, n. 3, p. 84-104, Maio-Junho, 2016. 21 página(s).
Palavras-chave:
Análise fílmica , Corrupção , Cultura , Jeitinho brasileiro , Tropa de elite
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
Ver Resumo
Objetivo: O presente estudo buscou explorar as representações do jeitinho brasileiro, característico da cultura brasileira, a partir da análise dos filmes Tropa de elite: missão dada é missão cumprida e Tropa de elite 2: o inimigo agora é outro.
Originalidade/lacuna/relevância/implicações: O artigo corrobora com o debate na área e traz alternativas ao estudo da Administração, ao utilizar da análise fílmica como técnica. É mister evidenciar que análises deste tipo contribuem para a Administração a partir do momento em que, quando bem situadas, auxiliam na compreensão de temáticas e conceitos, levando alunos e leitores a obterem reflexões e novos olhares sob os assuntos abordados.
Principais aspectos metodológicos: O caráter qualitativo é marca metodológica deste trabalho, que utiliza da técnica de observação indireta para analisar os filmes comentados. A partir da utilização de uma metodologia reflexiva, apoiou-se na categorização dos dados para análise, baseados nos “desdobramentos” do jeitinho brasileiro, presentes em Massukado-Nakatani, Mussi e Pedroso (2009). Para melhor enxergar esses desdobramentos foram construídas tabelas relacionando-os a cenas específicas dos filmes.
Síntese dos principais resultados: O jeitinho aparece nos filmes como presença marcante da cultura brasileira, adentrando o âmbito das organizações, como é o caso da Polícia Militar, organização apresentada na análise dos filmes.
Principais considerações/conclusões: Foi possível enxergar peculiaridades da cultura brasileira através da análise de produções nacionais, corroborando, assim, com o debate na área, buscando trazer alternativas ao estudo da Administração, em especial no que diz respeito à absorção da cultura nacional nas organizações.