ID: 52251
Autoria:
Emanuele Engelage, Natália Luciana Prior, Altair Borgert.
Fonte:
Amazônia, Organizações e Sustentabilidade, v. 7, n. 1, p. 117-138, Janeiro-Junho, 2018. 22 página(s).
Palavras-chave:
Disclosure , Green Logistic , Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) , Logística , Sustentabilidade
Tipo de documento: Artigo (Português)
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As preocupações com questões socioambientais associadas à necessidade de agregação de valor e à competitividade existente, fazem com que as organizações busquem integrar às suas atividades e evidenciar aos seus stakeholders, práticas sustentáveis, como forma de alcançar um diferencial competitivo, melhorar sua imagem e diminuir o impacto de suas atividades no ambiente. A green logistic se caracteriza como um conjunto de práticas voltadas à efi ciência logística, ou seja, do fluxo e armazenagem de bens, materiais, produtos e informações no decorrer da cadeia de suprimentos, que integra questões ambientais, econômicas e sociais. Dessa forma, este estudo buscou identificar quais práticas de green logistic são utilizadas e evidenciadas pelas empresas listadas na 11ª carteira ISE da BM&FBOVESPA, por meio de seus relatórios de sustentabilidade, uma vez que essas empresas já apresentam indícios de práticas ambientalmente corretas. Para tanto, utilizou-se como base as 85 práticas de green logistic apresentadas por Engelage, Borgert & De Souza (2016) passíveis de utilização por empresas, organizadas conforme a taxonomia proposta pelos autores. Realizou-se buscas nos relatórios por palavras-chave relacionadas a cada uma dessas práticas. Com a análise dos dados, pode-se identificar que 100% das empresas fornecem treinamento técnico, têm compromisso da gestão de topo e divulgam taxas de emissões. Por outro lado, 6 práticas não foram evidenciadas por nenhuma empresa. A empresa que mais evidencia práticas de green logistic é o Banco do Brasil e as que menos evidenciam são o Itaú S.A. e a Cielo. Verifica-se, também, a representatividade de cada componente da taxonomia, com base no total de práticas existentes e identifi cadas em cada grupo, sendo o mais expressivo o marketing verde. A empresa que possui mais certifi cações é a Klabin e a certificação mais evidenciada é a ISO 14001. Além disso, o estudo indica a utilização dos critérios do índice Global Reporting Initiative (GRI) e a adesão à Matriz da Materialidade por 100% das empresas analisadas. O índice máximo de evidenciação entre as práticas analisadas é de 54% das empresas, o que indica que essas poderiam relatar mais informações com esse viés em seus relatórios de sustentabilidade.