ID: 49459
Autoria:
Amanda Cristina Grasel, Cibele Barsalini Martins, Katia Denise Moreira, Maria Gabriela Gheller, Altieres de Oliveira Silva.
Fonte:
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 10, n. 1, p. 27-54, Janeiro-Março, 2018. 28 página(s).
Palavras-chave:
Administração , Assessoria secretarial , Matriz curricular
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Nas últimas décadas, a globalização incutiu profundas mudanças no mercado de trabalho e essa nova realidade pressionou as instituições de ensino a formularem suas matrizes curriculares com uma frequência maior, para atender às novas demandas inerentes à formação profissional do acadêmico. Dessa maneira, neste estudo, o objetivo é verificar como o profissional de Secretariado Executivo pode assessorar a Coordenação do curso de graduação em Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na atualização do currículo do curso. No que se refere aos métodos e às técnicas de pesquisa, o estudo adota a abordagem qualitativa e é descritivo quanto aos objetivos. No que se refere à estratégia, é um estudo de caso, que utilizou como técnicas de coleta de dados a bibliográfica, a documental e a observação participante. O processo de assessoria foi realizado em quatro etapas, a quais tinham como objetivo comparar matrizes curriculares de cursos de excelência de graduação em Administração com a matriz do curso de administração da UFSC, a fim de identificar elementos diferenciadores. Ao fim dos trabalhos, identificou-se que a matriz curricular não pode ser utilizada como base única para atualização do curso da UFSC, visto que não foram encontradas diferenças consideráveis entre os currículos. Desse modo, acredita-se que o fato de as demais instituições estarem ranqueadas com pontos superiores aos da UFSC deve-se a uma combinação de fatores, dentre os quais pode ou não estar incluída a questão da matriz curricular.