ID: 39384
Autoria:
Ana Carolina Campos Abreu, Ricardo Limongi França Coelho, Altair Camargo Filho, Marcos Inácio Severo Almeida.
Fonte:
Revista Pretexto, v. 16, n. 4, p. 47-64, Outubro-Dezembro, 2015. 18 página(s).
Palavras-chave:
Configuração Da Imagem , Consumo , Método Qualitativo , Pesca Esportiva , Tribo
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Esta pesquisa buscou identificar os padrões de comportamento de consumo percebidos pelo grupo de pescadores esportivos da cidade de Goiânia – Go, Brasil. Adotou-se uma metodologia qualitativa, por meio do Método de Configuração da Imagem - De Toni (2005). A coleta de dados ocorreu por meio de questionários com uma amostra de 20 respondentes. Os resultados mostraram que a Imagem Central deste segmento é composta por atributos comuns, sendo estes: amigos, amizade, companheirismo, socialização; desestressar, descanso, tranquilidade; natureza; fóruns de pesca; hobby, lazer e diversão. Os resultados indicam que este grupo de pescadores apresenta como elemento aglutinador o estilo de vida e a busca pelos mesmos ideais (preservação da natureza/fuga do estresse) e não um determinado produto/marca. A presente pesquisa contribui com estudos sobre o consumo de uma área responsável por uma ampla cadeia produtiva no turismo brasileiro, porém ainda pouco explorada.