ID: 57147
Autoria:
Ana Claudia Azevedo, Kelly Cristiny Chinelato Sacramento, João Maurício Gama Boaventura, Adalberto Américo Fischmann.
Fonte:
Gestão e Desenvolvimento, v. 13, n. 2, p. 50-69, Julho-Dezembro, 2016. 20 página(s).
Palavras-chave:
Confiança , Paradigma Econômico , Paradigma Sociológico , Redes de Negócio
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A literatura atual não dispõe de uma explicação única para apresentar uma visão precisa da confiança em redes de negócios. Diante desse gap, o objetivo deste estudo foi identificar como os aspectos sociológicos e econômicos da confiança são abordados nos diferentes paradigmas da literatura de redes de negócios. A revisão teórica envolveu as matérias de redes e confiança, procurando evidenciar as perspectivas mais influentes sob as quais ambas se desenvolveram. A partir das bases ISI Web of Science e SPELL, realizou-se a análise de conteúdo de 63 artigos, dividida em descritiva (ano, aspectos metodológicos e paradigma teórico) e qualitativa (definições, determinantes e operacionalização da confiança). Como resultados, verificou-se que poucas definições de confiança se destacam e, na maioria, aparentam-se incompletas; identificou-se a recorrência de 15 determinantes distintos, destacando-se relacionamentos interpessoais e reputação. Entre conceitos e determinantes, observou-se que não há alinhamento entre a escola-base de confiança e o paradigma teórico de redes sob o qual eles são avaliados. As métricas para verificação da confiança centram-se na percepção dos atores sobre alguns determinantes, especialmente relacionamento interpessoal, reputação e histórico de transações. Concluiu-se que a confiança, para ser efetiva, deve ser analisada por meio da combinação de fatores sociológicos e econômicos. A contribuição deste estudo consiste em ampliar a compreensão acerca da confiança em redes de negócios em sua perspectiva multidimensional, oferecendo definições e formas de mensuração que integrem simultaneamente aspectos econômicos e sociológicos.