ID: 38725
Autoria:
Márcia Freire de Oliveira, Ana Lúcia Vitale Torkomian.
Fonte:
Revista Ciências Administrativas, v. 11, n. 1, p. 93-102, Janeiro-Junho, 2005. 10 página(s).
Palavras-chave:
Aglomerações produtivas , Exportação , Internacionalização , Pequenas empresas
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo busca destacar a internacionalização de pequenas empresas inseridas em aglomerações produtivas, observando aspectos característicos dessas que possam facilitar o processo de internacionalização daquelas organizações. A pesquisa tem como pressuposto que as pequenas empresas localizadas em aglomerações produtivas possuem vantagens para entrar no mercado externo quando comparadas às empresas localizadas de forma isolada, facilitando a superação das dificuldades como: necessidade de adaptação e modificação dos processos produtivos, desconhecimento de procedimentos burocráticos; dificuldade em divulgar seus produtos no exterior; falta de informação sobre o mercado dos países que almejam operar; falta de acesso a fontes de financiamento, dificuldade no cumprimento dos prazos contratuais etc. Isso acontece porque quando aglomeradas, as pequenas empresas se beneficiam de economias externas locais como: relações sociais que favorecem a cooperação, utilização de mão-de-obra local especializada, reforço da identidade da região, atração de compradores internacionais, maior poder de barganha frente a entidades de apoio (sindicatos, governo, universidades, associações de classe, bancos), entre outras. A pesquisa realizada é do tipo qualitativa, sendo a técnica de coleta de dados utilizadas a de levantamento bibliográfico. Os resultados encontrados através da literatura pesquisada confirmam o pressuposto da pesquisa, mas mostram também que há uma carência de estudos empíricos que busquem comprovar ou refutar esta afirmação em aglomerações de pequenas empresas brasileiras.