ID: 52124
Autoria:
Ana Paula Merenda Richarde, Gabriela Cerconviz Silva, Suzie Terci Kaetsu.
Fonte:
Gestão & Conexões, v. 8, n. 1, p. 119-135, Janeiro-Abril, 2019. 17 página(s).
Palavras-chave:
Boatos , Consumo , Marcas , Marketing boca a boca , Operação Carne Fraca
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A operação Carne Fraca ocasionou boatos e comentários (presença de papelão na carne, carnes estragadas misturadas nos embutidos, etc.) que provocaram queda nas vendas e exportações brasileiras no período da operação. Este estudo tem por objetivo identificar se houve impacto dos comentários ou boatos no consumo de carnes e embutidos das marcas envolvidas na operação Carne Fraca, deflagrada em 2017 pela polícia federal brasileira. A pesquisa de natureza qualitativa descritiva contou com levantamento de dados primários através da aplicação de um questionário junto a consumidores de carnes e embutidos, além de dados secundários. Os resultados indicaram consumidores bem informados, que tendem a acreditar em boatos, que fazem confusão entre marcas e boatos envolvidos, mas que na maioria dos casos não deixou de consumir os produtos nem as marcas investigadas durante a operação.