ID: 68412
Autoria:
Rafaela Ângela Mateus Souto Maior, Edson Ramos de Oliveira Junior, Ana Regina Bezerra Ribeiro, Laura Maria Abdon Fernandes.
Fonte:
Revista Brasileira de Marketing, v. 21, n. 4, p. 1332-1359, Julho-Setembro, 2022. 28 página(s).
Palavras-chave:
Comportamento do Consumidor , Consumo sustentável , Produtos verdes , Revisão Sistemática
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Objetivo: Este estudo objetivou a identificação das variáveis mais comuns do comportamento do consumidor em relação aos produtos sustentáveis, incluindo a análise sobre como estas variáveis são descritas e como podem ser utilizadas para estudos futuros. Método: Uma revisão sistemática de literatura foi realizada em três bases de pesquisa — Scopus, Web of Science e SciElo —, resultando em uma análise profunda de 55 artigos, e no mapeamento sobre como o comportamento do consumidor é visto e caracterizado na literatura. Resultados: Os resultados demonstraram que as variáveis, como as normas, valores e crenças, e a percepção de aspectos relacionados aos produtos, são as que mais tendem a influenciar o comportamento de compra para produtos ambientalmente corretos. Além disso, preço, dificuldades em encontrar tais produtos e a falta de informação, são identificados como barreiras significantes para o desencorajamento dos consumidores em adquirir produtos mais sustentáveis. Contribuições para a teoria: Este estudo pretendeu fomentar a discussão acadêmica sobre como os consumidores percebem e decidem comprar produtos identificados como mais sustentáveis do que os demais disponíveis no mercado. Como contribuições alcançadas, acredita-se que a comparação e categorização de diferentes variáveis comportamentais em relação a produtos verdes podem auxiliar no desenvolvimento de pesquisas futuras. Originalidade/Relevância: Este trabalho foi desenvolvido como uma contribuição para a base teórica em comportamento do consumidor e sustentabilidade, oferecendo uma visão concisa sobre as variáveis comportamentais mais discutidas na literatura, e criando maior fundamento para novas discussões.