ID: 65330
Autoria:
Josélia Elvira Teixeira, Ana Teresa Tavares-Lehmann.
Fonte:
International Journal of Innovation, v. 9, n. 3, p. 664-689, Setembro-Dezembro, 2021. 26 página(s).
Palavras-chave:
Competitividade , Indústria 4 , Inovação , Modelos de negócios digitais , Plataforma digital
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
Ver Resumo
Objetivo do estudo: O estudo tem como objetivo apresentar a literatura sistematizada sobre a confluência dos modelos de negócios a partir das tecnologias associadas a Indústria 4.0. Metodologia/abordagem: A pesquisa foi construída em blocos conceituais na interseção entre Indústria 4.0 (I4.0), modelos de negócios e digitalização para identificar tendências para um modelo de negócios I4.0. Por meio das técnicas de bibliometria, foram selecionados 80 artigos científicos da Scopus e WoS, utilizando software especializado. Originalidade/relevância: Há poucos estudos sobre a interface estudada, e este artigo contribui para esta literatura emergente, proporcionando uma síntese da literatura, tanto numa componente descritiva detalhada, como da análise dos principais clusters temáticos associados. Principais resultados: A literatura ainda está consolidando-se em relação a um framework nomeadamente dito modelo de negócios 4.0. A maioria dos trabalhos abordam modelos de negócios para específicas tecnologias associadas à Indústria 4.0. Dos 80 manuscritos analisados 56 estavam associados a modelos de negócios e Indústria 4.0, destes 24 manuscritos restringiam a investigação a modelos de negócio digitais e I4.0. Entre eles, poucos descreviam realmente um modelo de negócio I4.0. Contribuições teóricas e metodológicas: Identificação dos principais trabalhos para a elaboração de um inovador modelo de negócios associado à I4.0. Fotografia imediata e útil do estado da arte da literatura. Identificação de principais clusters temáticos. Contribuições sociais/ de gestão: Contribuir para os acadêmicos e profissionais da área (especialmente de Negócios/Economia) com o levantamento da literatura mais recente e relevante que perfila os principais elementos para a criação de inovadores modelos de negócios 4.0.