ID: 33870
Autoria:
Marcos Hideyuki Yokoyama, Andrea Lago da Silva, Éderson Luiz Piato.
Fonte:
Revista de Administração da Unimep, v. 12, n. 3, p. 23-46, Setembro-Dezembro, 2014. 24 página(s).
Palavras-chave:
fabricante , fornecedor de alimento , Marca própria; estágio de evolução
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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A estratégia de marcas próprias tem sido adotada por varejistas que buscam vantagem competitiva por meio da comercialização de produtos que recebem suas marcas. A adoção de tal estratégia tem criado novas demandas para os fornecedores, que precisam reavaliar sua estrutura de produção para decidir se devem fabricar tais produtos. No Brasil, podemos notar uma evolução no conceito de marcas próprias, em que os varejistas buscam eliminar a imagem de produtos baratos e colocar ênfase na qualidade. Mais recentemente, os consumidores têm gradualmente aceitado a ideia de marcas próprias premium, exclusivas e de qualidade superior, que não sejam necessariamente mais baratas. O principal objetivo deste estudo qualitativo é explorar os benefícios para fabricantes brasileiros em fornecer produtos de marcas próprias. A finalidade é entender por que alguns fabricantes decidem se tornar fornecedores de marca própria e como isso os beneficia. Assim, a fim de explorar as oportunidades e os desafios dos fornecedores de marcas próprias, seis fabricantes brasileiros do setor de alimentos foram classificados de acordo com suas motivações estratégicas e outros aspectos de fabricação. Como principais conclusões, pode-se afirmar que a adoção da estratégia de marcas próprias tem melhorado a habilidade de fabricação dos fornecedores, principalmente porque estes são auditados pelos varejistas. Assim, os fabricantes passam por um processo de aprendizagem conforme se qualificam como fornecedores de marcas próprias. As constantes auditorias feitas por varejistas criam a necessidade de mudar a visão de negócio, bem como de melhorar as técnicas de gestão e processos de produção. A partir dessas mudanças, tornou-se possível oferecer produtos de qualidade superior e alcançar maior reconhecimento e credibilidade no mercado. Além disso, os fabricantes estão dispostos a oferecer produtos inovadores ao mercado de marca próprias, permitindo aos varejistas fidelizar seus consumidores através de inovação e exclusividade. Para atingir tal estágio, os fabricantes devem desenvolver habilidades de inovação para criar produtos únicos e de qualidade. Além disso, os varejistas têm trazido recentemente novas demandas de serviço no ponto de venda, como a reposição de prateleira e a participação conjunta em campanhas de marketing. Os fabricantes têm se queixado que os varejistas estão tentando comercializar e negociar as marcas próprias como uma marca de fabricante comum. Tal comportamento tem gerado problemas estratégicos, que podem resultar em rupturas no fornecimento. Em suma, concluímos que os fabricantes estão em diferentes estágios de evolução de marcas próprias para atender às necessidades dos varejistas. Portanto, a adoção da estratégia de marcas próprias tem melhorado as habilidades de fabricação dos fornecedores e, recentemente, criado demandas por inovação e serviço.