ID: 54982
Autoria:
Andressa Caroline de Oliveira Mauricio, Almir Martins Vieira, Diógenes de Souza Bido.
Fonte:
Gestão & Regionalidade, v. 35, n. 106, p. 238-257, Setembro-Dezembro, 2019. 20 página(s).
Palavras-chave:
Educação corporativa , Liderança , Retenção de líderes , Unidade de terapia intensiva , Universidade corporativa
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este estudo teve o objetivo de identificar a contribuição da universidade corporativa (UC) para a retenção de líderes em uma unidade de terapia intensiva (UTI) de uma instituição hospitalar do ABC paulista. A pesquisa assumiu abordagem qualitativa, sendo entrevistados sete líderes com atuação na UTI. Os resultados mostraram que existe clara colaboração das ações da UC para a atuação do líder junto às suas equipes, tendo como principais fatores de contribuição da educação corporativa para a carreira a avaliação de desempenho, os recursos para aprimoramento no relacionamento interpessoal e um forte destaque ao programa de desenvolvimento de líderes. Por fim, o estudo apontou que a UC da instituição pesquisada contribui para a retenção dos líderes da UTI. Evidencia-se, portanto, contribuição para pesquisas sobre esse tema que, em geral, consideram a UC apenas como forma de desenvolver competências profissionais e promover o desempenho organizacional ou a implementação de estratégias.