ID: 55639
Autoria:
Andressa Hennig Silva, Cristiane de Souza Araújo, Ana Claudia Saldanha, Martiele Gonçalves Moreira.
Fonte:
International Journal of Business & Marketing, v. 3, n. 2, p. 88-97, Julho-Dezembro, 2018. 10 página(s).
Palavras-chave:
Comportamento do Consumidor , Consumidor Idoso , Cosméticos , Melhor idade
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Atualmente, com o aumento da expectativa de vida, os idosos têm ocupado mais espaços em diversos setores da sociedade, como: mercado de trabalho, universidades, academias, espaços de lazer, entre outros. Com as transformações sociais e ascensão dessa população participando ativamente da economia, os idosos passam a preocupar-se mais com a saúde, a qualidade de vida, a beleza e o bem-estar. Assim, o mercado de cosméticos voltado para a terceira idade tem grande destaque nos últimos anos. Este estudo busca compreender o comportamento do público idoso no consumo de produtos cosméticos, o qual foi realizado em Santana do Livramento no Rio Grande do Sul. O estudo de abordagem quantitativa que tem por objetivo identificar se há diferenças no comportamento de compra de cosméticos entre o público feminino e masculino no que tange às preferências, expectativas e influências, adotou um caráter descritivo, tendo como método eleito o survey. A amostra foi composta por 60 idosos e caracterizou-se como não probabilística por conveniência. A coleta dos dados se deu a partir de um questionário estruturado pautado no referencial teórico. A análise dos dados ocorreu através de frequências, médias e testes de diferença de amostra entre gêneros (t de Student). Quando comparamos esses dados em relação ao gênero, observou-se que não há diferenças nas preferências, influências e expectativas de compra entre homens e mulheres. Fato que contradiz alguns estudos de mesma ordem, instigando novas pesquisas na área.