ID: 66719
Autoria:
Caritsa Scartaty Moreira, Annandy Raquel Pereira da Silva, Jocykleber Meireles de Souza, Ítalo Carlos Soares do Nascimento, Geison Calyo Varela de Melo.
Fonte:
Revista Mineira de Contabilidade, v. 23, n. 1, p. 57-69, Janeiro-Abril, 2022. 13 página(s).
Palavras-chave:
Benefícios , Dificuldades , Mapas Conceituais , Perícia Contábil
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo analisar qual a percepção dos discentes quanto aos benefícios e dificuldades encontradas na aplicação dos Mapas Conceituais como uma forma de consolidar o conhecimento adquirido na disciplina de Perícia Contábil. A metodologia teve por base o estudo de caso com análises qualitativas, e como instrumento de coleta, um questionário com perguntas abertas. Após a aplicação do questionário, as respostas foram transcritas para um arquivo digital e submetidas à codificação aberta no software ATLAS.ti®. Os resultados demonstraram que os discentes destacaram como benefícios da utilização do Mapa Conceitual, ser uma ferramenta simples e que desperta motivação, sendo possível realizar o nivelamento de conhecimento entre a turma, bem como o esclarecimento de dúvidas, incentivando o trabalho em grupo, permitindo facilitar a memorização do conteúdo e dinamizar a aula. Em relação às dificuldades, destacou-se o manuseio da ferramenta, limitação em encontrar uma sequência lógica dentro dos conteúdos, e alguns, relataram não ter encontrado nenhuma dificuldade. Os discentes também dissertaram sobre a importância e recomendação do método em outras disciplinas. Ainda, com a avaliação realizada com os discentes, foi possível observar que obtiveram notas maiores do que em unidades que não utilizaram o Mapa Conceitual. No geral, percebe-se que as dificuldades identificadas podem ser sanadas a partir da correta orientação e aplicação da ferramenta por parte do docente, feedback contínuo, assim, como, a utilização dessa técnica em outras disciplinas, bem como o enfoque sobre os benefícios trazidos pelos Mapas Conceituais no processo de ensino-aprendizagem.