ID: 51216
Autoria:
Ronaldo Gomes Faria, Gustavo Quiroga Souki, Fernanda Carla Wasner Vasconcelos, Ary José Rocco Junior.
Fonte:
PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, v. 7, n. 3, p. 342-356, Setembro-Dezembro, 2018. 15 página(s).
Palavras-chave:
Clube , Esportes , Estratégia , Gestão , Planejamento
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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Para que as organizações permaneçam competitivas no mercado, é necessário identificar e adotar estratégias apropriadas para o ambiente operacional. O Minas Tênis Clube (MTC), objeto deste estudo, adotou uma série de estratégias de 1980 a 2013 que foram analisadas à luz do trabalho de Zaccarelli e Fischmann (1994). Para atingir este objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica considerando os principais conceitos relacionados às questões de estratégia, cliente e mercado. Entrevistas semi-estruturadas foram realizadas com 25 voluntários selecionados aleatoriamente que tiveram um ou mais dos seguintes relacionamentos com Minas Tênis Clube: parceiro ou consultor, diretor, funcionário, representante do Estado ou autoridade pública local, parceiro de negócios, fornecedores, atleta ou ex- atleta. Após as entrevistas, os conteúdos foram analisados de acordo com Bardin. As Estratégias Genéricas (EG) podem ser adotadas de diferentes formas e em diferentes combinações, por todas as organizações, independentemente de seu porte ou do mercado em que atuam, expandindo suas operações, recuperando clientes perdidos ou nichos. O objetivo deste artigo foi identificar e analisar o EGs adotadas na gestão do MTC nas últimas três décadas, com base no modelo proposto por esses autores. Os resultados mostraram que as EG de Adaptação, Cooperação, Diferenciação de Produtos-Mercado e Oportunidades foram adotadas na gestão do Clube e foram as mais relevantes no período estudado.