ID: 48472
Autoria:
Sarah Pereira dos Santos, Bárbara Regina Lopes Costa, Richard Medeiros Araujoa.
Fonte:
Caderno Profissional de Administração da UNIMEP, v. 7, n. 2, p. 41-61, Julho-Dezembro, 2017. 21 página(s).
Palavras-chave:
consumo , homossexual , identidade , marca
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Nas últimas décadas, a inserção dos homossexuais na sociedade, por meio da conquista de direitos e no mercado de trabalho, gerando um aumento de seu poder aquisitivo, fez com que esse público, historicamente marginalizado, entrasse na sociedade de consumo e despertasse interesses econômicos. Este trabalho descritivo analisou, por meio de um questionário online, respondido por 203 homens brasileiros homossexuais de diferentes perfis socioeconômicos e através de uma fundamentação teórica, se a identidade coletiva desse grupo gerou preferência por determinadas marcas de vestuário. Se propôs a descobrir também, se os homens homossexuais brasileiros enxergam grifes de moda como parte do processo de formação de sua identidade bem como de reafirmação do seu estilo de vida. Portanto, o presente estudo se coloca como mais uma forma de melhor entender esse consumidor. Os resultados apontam uma identidade coletiva, que acredita que a marca pode influenciar na construção de uma identidade e é meio para reafirmar seu estilo de vida. Assim, consomem moda e estão dispostos a pagar mais por determinada marca que corresponda as suas expectativas e critérios de compra.