ID: 3537
Autoria:
Barbara Pagliari Levy, Mariana Cantidio Mota, Marta Barreto Wermelinger.
Fonte:
InternexT - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, v. 5, n. 1, p. 50-83, Janeiro-Junho, 2010. 34 página(s).
Palavras-chave:
internacionalização , networks , pequenas e médias empresas
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
As pequenas e médias empresas (PMEs) vêm assumindo importância crescente na economia mundial, em um cenário de pressões para uma competição global. Este trabalho tem como objetivo analisar o uso de networks no processo de internacionalização de PMEs. Para tanto, foi realizada uma revisão da literatura publicada sobre networks, buscando-se analisar os cenários de aplicação, as motivações para a utilização dessa estratégia e suas vantagens e desvantagens. Foram consolidadas as informações secundárias de casos publicados sobre PMEs latino-americanas que utilizaram networks para a entrada em mercados internacionais. Como resultado, foram encontrados indícios do uso de networks na internacionalização de PMEs, podendo gerar vantagens e desvantagens para as empresas envolvidas. Também foi observada a relevância do papel dos gestores nas decisões de expansão internacional e na formação de networks. Concluiu-se que o uso de networks vem demonstrando ser cada vez mais valioso para as PMEs, em especial em países em desenvolvimento como os países da América Latina.