ID: 42894
Autoria:
Bernardo Frossard Silva Rêgo, Luis Antonio Rocha Dib, Bernardo Bemvindo.
Fonte:
Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 15, n. 3, p. 53-69, Julho-Setembro, 2016. 17 página(s).
Palavras-chave:
Internacionalização de Empresas , Perspectiva de Redes , Teoria Institucional
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A proposta deste artigo é analisar, a partir da perspectiva de redes, o processo de internacionalização de empresas brasileiras e em como esse movimento é influenciado por entes governamentais. Em outros termos, objetiva-se pensar os negócios internacionais não como sendo uma atividade que afeta apenas uma empresa, mas que tenha um impacto sobre todas interações dentro de suas redes, as quais congregam a esfera pública. O referencial teórico que deu suporte para análise do caso foi um framework integrativo entre a perspectiva de redes e a teoria institucionalista. O método de pesquisa aplicado foi o estudo de caso, realizado a partir da triangulação na coleta e análise dos dados empíricos, visando uma maior visão a respeito da cadeia internacionalizada. A conclusão deste estudo foi que a internacionalização das grandes empreiteiras brasileiras para Moçambique e a consolidação delas nesse país tiveram e ainda têm grande influência do papel de suas redes.