ID: 42952
Autoria:
Bernardo Oliveira Buta, Antonio Isidro Silva Filho.
Fonte:
Revista do Serviço Público, v. 67, n. 3, p. 377-406, Julho-Setembro, 2016. 30 página(s).
Palavras-chave:
Defensoria Pública , inovação , serviço públicos
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Com o objetivo de identificar as características dos serviços da Defensoria Pública da União, a partir da abordagem integradora da inovação, realizou-se um estudo de caso qualitativo-descritivo. Observou-se que, para a prestação de assistência jurídica, é necessário mobilizar competências relacionadas ao conhecimento e operação do Direito, atendimento ao público, interação com outros órgãos, realização de mutirões e conciliação extrajudicial. Os serviços são construídos por meio de operações informacionais, de conhecimento e relacionais. Modificações nas competências e nos meios de construção conduziram principalmente inovações incrementais e de melhoria, ligadas ao princípio norteador intensivo. Observou-se também a relação entre princípios norteadores e formas de inovação, sendo o princípio extensivo ligado à forma radical, o intensivo relacionado às formas incremental e de melhoria, e o combinatório orientador das formas ad hoc e por recombinação.