ID: 6682
Autoria:
Bruna C. Mendes, Lina Biselli Colombo.
Fonte:
Interface - Revista do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, v. 5, n. 2, p. 70-78, Julho-Dezembro, 2008. 9 página(s).
Palavras-chave:
Dádiva , Empresas , Relações
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Atualmente percebe-se que, cada vez mais, as organizações se concentram em seu ativo intangível - tecnologia, marcas, performance, atendimento diferenciado, aproximando ainda mais a relação do seu negócio com o desempenho humano. “A maximização dos recursos era o paradigma”, analisava Toffler (1994), “enquanto as pessoas eram transformadas em recursos para poderem ser administradas e o investimento nelas ser justificado”. Hoje, porém, o papel das pessoas no trabalho vem se transformando - cada vez mais se procura desenvolver a criatividade, o saber, a intuição. A dádiva, atitude de doação espontânea percebida nas entrelinhas das relações entre as pessoas, promove a criação de alianças e vínculos entre as mesmas, possibilitando uma nova socialização entre os membros da empresa. Tendo por base uma pesquisa bibliográfica, este estudo teórico almeja destacar a valorização de atitudes gratuitas, do companheirismo, da troca, não somente interesseira, mas a troca que amplia os vínculos entre as pessoas, destacando a importância dos relacionamentos internos para o sucesso da empresa.