ID: 46827
Autoria:
Cristiane Evelyn de Paula, Miler Franco Danjour, Bruno Campelo Medeiros, Miguel Eduardo Moreno Añez.
Fonte:
Revista de Administração da Unimep, v. 15, n. 2, p. 56-81, Maio-Agosto, 2017. 26 página(s).
Palavras-chave:
Ensino Superior em Administração , Fatores de Interesse , Finanças
Tipo de documento: Artigo (Português)
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As mudanças inerentes ao cenário mercadológico atual, provocadas pela evolução tecnológica e pela integração de mercados e empresas promoveram uma maior atenção aos profissionais de administração, sobretudo da área de finanças, sendo estes profissionais importantes neste contexto para a maximização de riquezas e geração de valor organizacional. Ao mesmo tempo, percebe-se que há uma parcela pequena de profissionais de administração que resolvem seguir carreira nessa especialidade, comparado às outras áreas de atuação, refletindo, assim, em uma escassez desse perfil profissional no mercado. Contudo, mesmo neste cenário, há de se observar que alguns estudantes de administração ainda optam por seguirem na área financeira. O presente trabalho tem como objetivo identificar os fatores que exercem influência sobre o interesse dos estudantes de graduação em administração pela área de finanças. A pesquisa foi conduzida por meio de um estudo descritivo, que usou como procedimento de campo uma survey analítica, de natureza predominantemente quantitativa, realizada junto a 164 estudantes de duas instituições de ensino superior localizadas na cidade de Natal/RN. Os dados foram avaliados através das técnicas de cálculo da média, desvio padrão, análise fatorial e análise de cluster. Ao analisar os dados, verificou-se que o interesse dos estudantes em finanças é influenciado pelos seguintes fatores: o interesse pessoal na área, o domínio de habilidades gerenciais, a importância do aprendizado, e a relação teoria e prática, sendo observado um predomínio em média do fator que trata da importância do aprendizado para esses alunos pesquisados, embora todos os demais fatores apresentaram scores médios satisfatórios para cada fator. Além disso, foi realizada também uma análise de cluster, no qual se dividiu os estudantes em três grupos, sendo os entusiastas, interessados e avessos. Assim, foi possível também observar que a maioria dos sujeitos pesquisados é entusiasmada com a área de finanças, apresentando, assim, um significativo interesse dos estudantes pela área de finanças. De forma conclusiva, as análises possibilitaram identificar os principais fatores críticos para definição dos alunos de administração pela área de finanças como sendo a importância do aprendizado (7,27), a relação teoria e prática (6,55), o domínio de habilidades gerenciais (6,24) e o interesse pessoal na área (6,17). Por fim, é importante destacar que estes resultados podem servir de apoio para o direcionamento de formações de futuros profissionais de administração, bem como servir de base para novas pesquisas que possam elucidar como estes aspectos influenciam na escolha dos alunos pela área financeira, relacionando a características pessoais dos indivíduos, assim como características do mundo do trabalho.