ID: 30182
Autoria:
Bruno Lazzarotti Diniz Costa, Túlio Marcos Alves Azeredo.
Fonte:
Cadernos Gestão Pública e Cidadania, v. 10, n. 46, p. 81-106, Janeiro-Abril, 2005. 26 página(s).
Palavras-chave:
bolsa escola , educação , eficácia pobreza desigualdade , eficiência , Transferência de renda
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O objetivo do trabalho é, a partir de uma análise do programa de renda mínima vinculado à educação do município de Belo Horizonte, intitulado BEM-BH, avaliar as potencialidades e os limites de políticas deste tipo, levadas a cabo no nível local. Inicialmente, debate-se as origens da desigualdade de renda no Brasil e discute-se, de forma resumida, o que podemos esperar de uma intervenção que, como o bolsa escola, combina elementos estruturais e compensatórios que atuam simultaneamente sobre o ciclo geracional de pobreza. Finalmente, a partir de aspectos relevantes do programa BEM-BH, tais como: focalização, cobertura, custos administrativos, valor da transferência monetária, efeitos econômicos e sociais sobre o público alvo e comparações entre os resultados pretendidos e aqueles obtidos, discute-se o grau com que o programa obtém seus resultados com base nas dimensões da eficácia e da eficiência.