ID: 37684
Autoria:
Camila Ester Franco, Daniela Rossi, Ana Lizis Ghizoni de Macedo.
Fonte:
RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 5, n. 2, p. 119-130, Julho-Dezembro, 2006. 12 página(s).
Palavras-chave:
Competência , Competitividade organizacional , Gestão de pessoas
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A gestão de pessoas é um modelo transformador no contexto das organizações, rompe os paradigmas dos modelos tradicionais de administração que focavam os cargos e a técnica, passando a valorizar a pessoa como instrumento-base para a construção organizacional. O trabalho que segue objetiva compreender e analisar a importância da gestão de pessoas por competência, verificando sua influência nos custos da empresa por meio de pesquisa bibliográfica. Observase que muitas foram as modificações teóricas e conceituais sobre a gestão de pessoas, e o enfoque, hoje, direciona-se na valorização do capital humano, já que este é a base para o desenvolvimento das organizações, deixando-se de centrar a gestão de cargos para gerir competências coletivas e individuais. Conclui-se que a gestão de pessoas por competência eleva o nível de satisfação dos colaboradores que gera maior e melhor produtividade e, em conseqüência, aumenta a lucratividade, mesmo que os custos não diminuam. Ainda assim, investindo-se em treinamento, desenvolvimento e melhor remuneração, o que acarreta custos, observa-se que esse investimento tem retorno e elimina os elevados custos com rotatividade, seleção e recrutamento de pessoal, tornando a empresa mais sólida, eficiente e com maiores possibilidades de crescer e tornar-se líder de mercado, o que irá gerar mais lucro.