ID: 11829
Autoria:
Carla Patricia Bahry, Suzana da Rosa Tolfo.
Fonte:
Revista de Administração Pública, v. 41, n. 1, p. 124-144, Janeiro-Fevereiro, 2007. 21 página(s).
Palavras-chave:
formação e aperfeiçoamento profissional , gestão de pessoas , mobilização de competências
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo revela como os egressos do Programa de Formação e
Aperfeiçoamento em Nível Superior do Banco do Brasil, mestres ou
doutores, percebem a mobilização, nos cargos em que estão alocados, das
competências desenvolvidas nos programas de pós-graduação onde obtiveram
a titulação. A pesquisa, descritiva, utilizou uma abordagem
metodológica qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi feita
por meio de pesquisa documental e de questionário. A população foi
composta pelos funcionários que participaram do programa e já haviam
retornado ao trabalho. O estudo demonstrou que os egressos desenvolveram
diversos conhecimentos, habilidades e atitudes. De forma geral, eles
têm conseguido mobilizar as competências desenvolvidas, embora essa
mobilização pudesse ocorrer com maior intensidade. As conclusões mostram
que os resultados do programa são positivos, mas poderiam ser
melhores, e que fatores relacionados ao tipo de atividade exercida, à
relação dessas atividades com a formação do egresso e ao suporte organizacional influenciam a intensidade de mobilização.