ID: 4386
Autoria:
Marcos Roberto Kühl, Carlos Alberto Kühl.
Fonte:
Revista de Administração da Unimep, v. 9, n. 2, p. 87-107, Maio-Agosto, 2011. 21 página(s).
Palavras-chave:
Estratégia , Recurso , Tecnologia , Vantagem Competitiva
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Tecnologia é um fator importante para a estratégia, podendo ser considerada um dos fatoresdeterminantes da obtenção e/ou manutenção da vantagem competitiva. Então, o objetivo desteestudo é identificar como a tecnologia está inserida nos estudos no campo daestratégia.Segundo a revisão da literatura, a tecnologia pode ser considerada um fatorambiental que exerce influência nas organizações, um fator de vantagem competitiva eumrecurso.Trata-se de um estudoqualitativo, descritivo e bibliográfico, comfoco nos anais doEnANPAD, na seção Estratégia nas Organizações, no período de 2004 a 2009. O método deanálise partiu da identificação da tecnologia nos estudos da estratégia e culminou com aanálise da forma como ela foi classificada nos mesmos, através da leitura detalhada eclassificação.Foram analisados superficialmente 344estudos dos quais 31, analisadosprofundamente, trataram da tecnologia, sendo que em 13 a ênfase foi como recurso, em10como fator ambiental, em 5 como fator de vantagem competitiva e 3 classificam atecnologia de outras formas. Os resultados acompanham o que foi levantado na literatura.Constatou-se que todos os estudos possuíam objetivos distintos e praticamente todos osautores diferentes, evidenciando a provável inexistência de continuidade no estudo datecnologia no campo da estratégia. Destaca-se ainda a percepção da utilização de uma únicaclassificação da tecnologia nos estudos da estratégia, dividindo a tecnologia, quando esta pode ser considerada tanto um recurso quanto um fator ambiental com vista a vantagemcompetitiva.