ID: 29606
Autoria:
Mauricio Pozzebon de Lima, Fernanda Kraemer, Carlos Alberto Vargas Rossi.
Fonte:
Revista Brasileira de Marketing, v. 13, n. 1, p. 133-143, Janeiro-Fevereiro, 2014. 11 página(s).
Palavras-chave:
Bibliometria , Ciência , Epistemologia , Marketing
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O presente estudo investiga o quanto a discussão epistemológica em marketing tem estado presente nos periódicos da disciplina nos últimos 20 anos. Com este objetivo, foi realizada uma análise de inspiração bibliométrica nos 5 principais journals da área segundo o 5-year IMpact fator do Journal Citation Reports de 2011 (Journal of Marketing, Journal of Retailing, Journal of Consumer Research, Journal of Marketing Research, Journal of Consumer Psychology) e em mais duas publicações escolhidas por seu perfil editorial coadunado com os objetivos desta pesquisa (Marketing Theory e Marketing Science). Foram analisados artigos, comentários e editoriais publicados entre 1990 e 2010. Igualmente foram buscados livros editados sobre a disciplina e que pudessem conter discussões acerca da epistemologia em marketing. A análise dos dados revelou uma inconstância na quantidade de publicações sobre o tema, bem como o destaque de dois periódicos (Marketing Theory e Marketing Science) identificados como aqueles que capitanearam o debate no período. A quantidade proporcional de artigos encontrados revela que os momentos de discussão sobre epistemologia aconteceram por esforços isolados de periódicos ou de uma editora (Sage), e não por um debate fomentado por diversos acadêmicos. Por último, a grande quantidade de publicações encontradas sobre metodologia, e não sobre epistemologia, pode estar evidenciando uma tendência à instrumentalização da disciplina. O trabalho é dividido como segue: Introdução; (1) os primórdios do estudo de marketing, onde buscamos entender a história da disciplina; (2) o surgimento do marketing como disciplina, em que descrevemos como o marketing foi formalmente aceito como área de estudo; (3) marketing e ciência, uma rápida retomada do debate sobre cientificidade em marketing; (4) método; (5) resultados; discussão e conclusão.