ID: 60168
Autoria:
Lucas Lopes Ferreira de Souza, Nicoli Wanderley Amaral, Carlos Dias Chaym, Felipe Gerhard, Francisco Roberto Pinto.
Fonte:
Teoria e Prática em Administração, v. 11, n. 1, p. 93-105, Janeiro-Junho, 2021. 13 página(s).
Palavras-chave:
Construtivismo social , Consumo , Redes sociais
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Objetivos do estudo: O objetivo deste ensaio é refletir sobre o processo de construção do consumo nas redes sociais on-line, focando, em especial, nas relações entre usuários, digital influencers e mídias di-gitais. Metodologia/abordagem: Para o estudo das malhas de relações ocorridas nas redes sociais on-line, a perspectiva do construtivismo social foi utilizada. Distanciando-se dos paroxismos objetivistas e subjetivistas das correntes modernas, o construtivismo social confere um maior poder de explicação à formação das redes socais por se embasar em uma perspectiva intersubjetiva. Principais resultados: A cocriação dos atores e o intercâmbio perene de informações entre eles conferem às redes sociais uma formação de caráter polissêmico e participativo. Entretanto, essa relação acabou por proporcionar o surgimento de uma cultura de consumo imanente, concedendo ao marketing uma função de mediador na criação dos significados e sentidos sociais. Além de discorrer sobre a distinção entre o consumo físico tradicional e o virtual, um modelo de interação entre os atores das redes sociais é apresentado. Contri-buições acadêmicas: A partir da reflexão sobre as interações entre os atores, é sugerido um modelo relacional de construção de redes virtuais que contribui para a literatura ao proporcionar uma forma integrada de entender o desenvolvimento das relações de cocriação das mídias sociais com base no construtivismo social. Contribuições práticas: São sugeridas novas agendas de pesquisa, evidenci-ando-se que o consumo em ambientes digitais possui diferenças marcantes em relação ao consumo fí-sico tradicional. A contínua interação entre os seus atores garante a ubiquidade do processo de cocria-ção digital, trazendo efeitos práticos para a gestão de marketing e o consumo virtual.