ID: 52510
Autoria:
Vivianne Klissia Oliveira Rocha, Ibsen Mateus Bittencourt, Paulo Henrique Desidério, Carlos Antônio Sobrinho.
Fonte:
Revista Economia & Gestão, v. 18, n. 50, p. 80-96, Maio-Agosto, 2018. 17 página(s).
Palavras-chave:
Baby Boomers , Geração Tradicionalista , X , Y , Z e Alfa; Estilos de Aprendizagem; Modalidades didáticas
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A pesquisa tem como objetivo analisar por meio do Inventário dos Estilos de Aprendizagem de Kolb quais são os estilos de aprendizagem e modalidades didáticas de preferência entre os alunos de acordo com a geração a que pertencem. Quanto ao método, foi feito um levantamento por meio de questionários aplicados, resultando em uma amostra de 313 respondentes, composta por integrantes da Geração X (2,2%), Geração Y (38,7%) e Geração Z (59,1%). Em relação ao Estilo de Aprendizagem foram identificados os quatro estilos, com predominância dos estilos Acomodador e Divergente, em ambas as gerações. Entretanto, quando separados também por curso, apresentou um resultado diferente do anterior, com maior concentração de alunos com o estilo divergente no curso de Administração e Acomodador nos demais cursos. Essa divergência também ocorre na preferência por modalidades didáticas, contudo, é possível identificar maior preferencias das Gerações Y e Z por abordagens mais ativas, divergindo das abordagens conservadoras que muitos professores utilizam. A pesquisa contribui com conhecimento acerca das particularidades e motivações de cada geração durante o processo de aprendizagem.