ID: 49235
Autoria:
Leonardo Garcia, Carlos Marcelo Ardigó.
Fonte:
Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, v. 10, n. 2, p. 250-267, Abril-Junho, 2018. 18 página(s).
Palavras-chave:
Costa Verde e Mar, Santa Catarina, Brasil , Hotelaria , Online Travel Reviews , Orientação para o Mercado , Turismo
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O presente estudo teve o propósito de analisar a relação entre o nível de orientação para o mercado [market orientation] e o desempenho dos hotéis compreendidos no destino turístico Costa Verde e Mar, em Santa Catarina, segundo a perspectiva interna e das avaliações dos clientes por meio de Online Travel Reviews [OTR]. A população investigada compreendeu os hotéis presentes na região que possuíam pelo menos 50 avaliações na respectiva OTR. O filtro levou à identificação de 96 hotéis, dos quais se obteve a resposta de 62 participantes. Para a coleta de dados utilizou-se a escala Markor de Orientação Para o Mercado, proposto por Kohli, Jaworski e Kumar (1993), incluindo-se ainda variáveis de mensuração de desempenho na hotelaria, assim como a avaliação final atribuída pelos hospedes realizada por meio da OTR. Foi encontrado correlação entre o nível de orientação para o mercado e desempenho organizacional, tal como entre o nível de OPM e a média das notas registradas na OTR. Estes resultados demonstraram que, de maneira linear, positiva e moderada, os hotéis que obtiveram melhor avaliação na OTR, assim como os que obtiveram melhores índices de desempenho organizacional, foram os que possuíam os maiores níveis de orientação para o mercado, segundo o modelo proposto.