ID: 10940
Autoria:
Edvalda Araújo Leal, Gilberto José Miranda, Carlos Roberto Souza Carmo.
Fonte:
Revista Contabilidade & Finanças - USP, v. 24, n. 62, p. 162-173, Maio-Agosto, 2013. 12 página(s).
Palavras-chave:
Autodeterminação , Contabilidade , Discentes , Ensino , Motivação
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
A Teoria da Autodeterminação tem sido bastante discutida no campo da
motivação para a aprendizagem escolar e, segundo alguns pesquisadores,
essa teoria pode ser resumida em um continuum de autodeterminação
que indica seis tipos de motivação, os quais variam, qualitativamente,
conforme a internalização das regulações externas para o comportamento.
Nesse sentido, o presente estudo teve o propósito de avaliar a motivação
dos estudantes de Ciências Contábeis de uma universidade pública, à luz
da Teoria da Autodeterminação. A amostra da pesquisa foi composta de
259 estudantes matriculados em todos os períodos do Curso de Ciências
Contábeis de uma instituição de ensino superior pública brasileira. Os
resultados da pesquisa foram analisados por meio da análise fatorial
exploratória, a qual identificou sete fatores que explicam 61,09% da
variabilidade total dos dados. Verificou-se, neste estudo, que os
resultados foram parcialmente convergentes com aqueles encontrados em
estudos anteriores e, ainda, a existência de uma motivação bem
diversificada para a aprendizagem entre os universitários estudados. De
um lado, encontram-se estudantes preocupados em aprofundar o nível de
conhecimentos ou em atingir uma fundamentação adequada para o desempenho
de sua futura atuação; de outro lado, estão aqueles preocupados apenas
com a obtenção do diploma ou interessados em comparecer às aulas para
garantir frequência. Esses resultados mostram a relevância de pesquisas
sobre o ensino da Contabilidade, uma vez que a área possui
peculiaridades epistemológicas que devem ser consideradas no processo de
ensino e aprendizagem. É importante ressaltar a relevância de se
compreender e de avaliar os níveis motivacionais dos estudantes,
possibilitando, assim, o planejamento para incentivar e explorar a
motivação em ambientes acadêmicos.