ID: 48063
Autoria:
Celina de Souza Marinho, Simone de Lira Almeida, Viviane Santos Salazar.
Fonte:
Revista Hospitalidade, v. 14, n. 2, p. 1-24, Agosto, 2017. 24 página(s).
Palavras-chave:
atributos , cafeteria , comportamento do consumidor , decisão de consumo , método Kano
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O boom de cafeterias no Brasil e, consequente, aumento da concorrência entre elas, reforça a necessidade de se conhecer como os consumidores de café elegem o estabelecimento que irão frequentar. Diante dessa realidade, esta pesquisa teve o objetivo de investigar a importância dos atributos de uma cafeteria na decisão de consumo dos clientes. A estratégia de pesquisa empregada foi o estudo de caso da Cafeteria São Braz – empresa com mais de 30 anos de atuação na cidade do Recife. A coleta de dados incluiu a aplicação de 165 questionários, analisados com auxílio do método Kano de Qualidade Atrativa e Obrigatória, que classifica os atributos em obrigatórios, unidimensionais e atrativos. Os resultados indicam que iluminação, música, decoração, espaço reservado, cardápio variado, cafés feitos à base de grãos especiais e a presença de um barista foram considerados atributos atrativos, ou seja, estimulam o consumo. O atributo “característica do café” foi considerado unidimensional, tendo sua capacidade de estímulo à compra dependente de seu desempenho. O atributo “acesso sem fio à Internet” foi considerado neutro e os atributos eficiência, cortesia e limpeza foram considerados obrigatórios, o que indica que o desejo de frequentar a cafeteria está condicionado à presença e desempenho suficiente destes atributos.