ID: 52590
Autoria:
Celliane Ferraz Pazetto, Vanderlei dos Santos, Ilse Maria Beuren.
Fonte:
Enfoque Reflexão Contábil, v. 38, n. 1, p. 47-65, Janeiro-Abril, 2019. 19 página(s).
Palavras-chave:
artigos publicados , Contabilidade Gerencial , periódicos brasileiros
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A Contabilidade Gerencial é compreendida pela pluralidade de conceitos e abarca diferentes perspectivas teóricas, epistemológicas e metodológicas na investigação de seus fenômenos. Assim, neste estudo objetiva-se analisar pesquisas brasileiras que adotaram como escopo a Contabilidade Gerencial. Foi realizada uma busca com a palavra Contabilidade Gerencial no título, resumo e/ou palavras-chave nos artigos publicados em periódicos indexados na base da Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL), o que resultou em uma amostra, após refinamentos no processo de seleção, de 102 artigos. A metainterpretação dos conteúdos abordados mostra que a multidisciplinaridade teórica e metodológica ainda não predomina na área, poucos estudos adotaram perspectivas teóricas, metodológicas e lentes de análise diferenciadas. A comunidade de pesquisadores mostra-se com poucos atores influentes, que abordam diferentes problemas e trajetórias epistemológicas e utilizam-se de distintas metodologias. Observa-se ao longo do período um aumento de pesquisas qualitativas e com maior rigor metodológico, além de uma evolução nos temas investigados. As publicações iniciais, principalmente entre 1998 a 2004, trouxeram embasamento teórico sobre conceitos da Contabilidade Gerencial, enquanto que os mais recentes, especialmente os publicados a partir de 2010, focalizaram pesquisas teórico-empíricas na área. Com base na pesquisa realizada, observa-se a necessidade de atenção para: (i) aperfeiçoar a identificação de lacunas de pesquisas e a justificação contributiva dos estudos; (ii) adotar teorias de diferentes campos do conhecimento que possam efetivamente fundamentar os estudos; (iii) ampliar nas conclusões o destaque das implicações teóricas e práticas do estudo; e (iv) explorar mais as limitações do estudo e as direções de futuras pesquisas.