ID: 48716
Autoria:
Frederike Monika Budiner Mette, Celso Augusto de Matos.
Fonte:
Revista Interdisciplinar de Marketing, v. 5, n. 1, p. 46-63, Janeiro-Junho, 2015. 18 página(s).
Palavras-chave:
Artigos teórico-empíricos , educação financeira , finanças comportamentais
Tipo de documento: Artigo (Português)
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As finanças comportamentais correspondem a uma área de estudo que busca explicar a influência da psicologia no comportamento dos agentes no mercado financeiro, buscando fundamentar a hipótese de que algumas variáveis econômicas não podem ser descritas pelas condições de equilíbrio da teoria clássica das finanças, tendo em vista que muitos agentes tomam decisões incompatíveis com atitudes baseadas nas expectativas racionais. Dentro desta corrente teórica apresenta-se uma quantidade cada vez maior de pesquisadores que se preocupam em analisar se a formação financeira influencia nas decisões de consumo e investimento. Essa linha de estudo é conhecida como educação financeira, onde acredita-se que a mesma pode ajudar as pessoas a terem consciência de todas as variáveis envolvidas numa decisão, fornecendo instrumentos para uma tomada de decisão eficiente e, assim, aumentando a conscientização dos indivíduos. Este artigo apresenta uma revisão de alguns dos principais estudos teórico-empíricos, nacionais e internacionais, da área de educação financeira. Este mapeamento buscou identificar os principais objetivos das pesquisas, a amostra utilizada, sua metodologia empregada e os resultados apresentados pelos estudos. Os resultados demonstraram uma convergência em amostras utilizadas, como coleta de dados, e uma variedade de métodos de análise para tais amostras. Portanto, percebe-se que o maior desafio ainda está no fato de que os países carecem de programas de incentivo à educação financeira e da conscientização da população de sua importância.