ID: 40200
Autoria:
Cláudia Cintra Bortoletto Giansante, Luciano Venelli Costa, Almir Martins Vieira, Joel Souza Dutra.
Fonte:
Revista Alcance, v. 22, n. 4, p. 457-473, Outubro-Dezembro, 2015. 17 página(s).
Palavras-chave:
Competências Coletivas , Desempenho Coletivo , Equipes de Gastronomia
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este trabalho tem por objetivo principal analisar a influência das competências coletivas sobre o desempenho coletivo de equipes de alunos de gastronomia de uma universidade privada. Com uma proposta metodológica quali-quantitativa, o estudo utilizou o método comparativo e a técnica de observação em 12 encontros para trabalhos coletivos no Laboratório de Alimentos, por 131 alunos distribuídos em 21 equipes: 10 equipes do quarto período e 11 do segundo período. As equipes foram observadas de forma sistemática, uma aula prática semanal, período de quatro meses sequenciais e avaliadas por meio de dois instrumentos de coleta de dados: o formulário quali-quantitativo de competência coletiva e o formulário de notas acadêmicas. Para análise dos dados, a pesquisa empregou métodos estatísticos para obter as médias dos escores quantitativos das variáveis para testes de correlação, cálculo do coeficiente de correlação de Pearson, além de interpretações qualitativas de indicadores de competências coletivas. A correlação positiva entre competências coletivas e desempenho coletivo apareceu apenas nas equipes do quarto período que já trabalham juntas há mais de um ano, e se diferenciaram pela presença de liderança e indicadores de competências coletivas.