ID: 4843
Autoria:
Jorge Katsumi Niyama, Ducineli Régis Botelho, Bruno Marra Correa, Cláudio Moreira Santana.
Fonte:
Revista de Contabilidade e Organizações, v. 2, n. 2, p. 100-117, Janeiro-Abril, 2008. 18 página(s).
Palavras-chave:
contabilidade internacional , ensino superior , Resolução CNE/CES nº 10/2004
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A Resolução CNE/CES nº 10/2004, do Ministério da Educação, estabelece que os cursos de graduação em ciências contábeis devem possuir conteúdos que revelem conhecimento dos cenários econômico e financeiro, nacionais e internacionais, de forma a proporcionar a harmonização das normas e padrões internacionais de contabilidade. Este trabalho tem o objetivo de analisar a aderência das Instituições de Ensino Superior, localizadas nas capitais brasileiras, em relação ao conhecimento de contabilidade internacional. Os cursos em análise são os de graduação em Ciências Contábeis. Fundamentou-se a pesquisa na diretriz curricular da Resolução CNE/CES nº 10/2004 do Ministério da Educação até junho de 2006. Analisaram se as grades curriculares dos cursos de graduação em ciências contábeis das Instituições de Ensino Superior das capitais dos estados brasileiros. Das 888 instituições existentes no Brasil, foram selecionadas 286 (32,20%), que são as instituições sediadas nas capitais dos estados brasileiros. Destas, 183 (63,99%) publicaram suas grades curriculares na Internet. A disciplina Contabilidade Internacional ou similar, contudo, com base na análise dos dados, integrou apenas 44 grades curriculares, o que representa 4,96% da população, 15,39% da amostra e 24,04% das grades curriculares publicadas na Internet.