ID: 47901
Autoria:
Cristiane Santana Teles Pereira, Almir Martins Vieira, Wanderson da Silva Damião.
Fonte:
Revista Organizações em Contexto, v. 14, n. 27, p. 211-234, Janeiro-Junho, 2018. 24 página(s).
Palavras-chave:
Educação , Inovação e Pós-Graduação , Pesquisa
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este trabalho tem por objetivo identificar o papel da inovação na visão dos gestores dos programas de pós-graduação das instituições de ensino localizadas na região do ABC paulista. O campo conceitual versa a respeito da pós-graduação no Brasil e acerca da inovação como tema presente nesse cenário. À luz do que preconiza o Manual de Oslo, assume-se que os conceitos referentes à educação e à inovação devem ser construídos numa perspectiva integrada, tanto para o desenvolvimento das empresas quanto das instituições de ensino. Por meio de uma abordagem qualitativa, os dados foram coletados com a realização de entrevistas ancoradas em roteiro semiestruturado. Participaram da pesquisa seis gestores dos programas de pósgraduação das seguintes instituições: Centro Universitário da FEI (Administração); Universidade Metodista de São Paulo – UMESP (Administração e Comunicação); Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS (Administração); e Universidade Federal do ABC – UFABC (Políticas Públicas e Planejamento e Gestão de Território). A análise foi feita com base em duas categorias definidas a priori: “posição temática da inovação na pós-graduação”; e “colaboração entre governo, empresas e instituições de ensino”. Os resultados apontaram que o papel da inovação deve ir além de uma disciplina isolada, integrando-se com todas as demais, além de fazer parte de toda a estrutura dos programas de pós-graduação, contemplando todas as ações de pesquisa.