ID: 51417
Autoria:
Viviane Celina Carmona, Cristina Dai Prá Martens, Henrique Mello Rodrigues Freitas.
Fonte:
Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 17, n. 4, p. 55-70, Outubro-Dezembro, 2018. 16 página(s).
Palavras-chave:
Antecedentes da OE , Negócios Sociais , Orientação Empreendedora , Resultados da OE
Tipo de documento: Artigo (Português)
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OBJETIVO DO ESTUDO: O objetivo do presente artigo é propor um modelo conceitual para caracterizar a Orientação Empreendedora (OE), seus Antecedentes e Resultados em Negócios Sociais. Metodologia/abordagem: É um estudo bibliográfico de caráter descritivo e exploratório. ORIGINALIDADE/RELEVÂNCIA: Atualmente existem poucos modelos para a caracterização da OE em contextos específicos, a exemplo do social. Este artigo buscou preencher essa lacuna com a proposição de modelo conceitual de OE aplicado a negócios sociais. PRINCIPAIS RESULTADOS: O artigo apresenta a proposição de um modelo estruturado em três pilares: os Antecedentes da OE e suas quatro categorias; a OE composta por seis dimensões, sendo elas inovatividade, proatividade, autonomia, assunção de riscos, agressividade competitiva e redes, e suas 22 categorias; os Resultados da OE com quatro categorias. CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS/METODOLÓGICAS: Esta pesquisa contribui com os estudos sobre OE, empreendedorismo e negócios sociais, com a proposição do modelo conceitual, consolidado da literatura, aplicado aos negócios sociais, contemplando uma nova dimensão da OE – redes – e uma nova categoria aos resultados da OE – sustentabilidade financeira. Tal modelo pode ser útil para desenvolvimento de estudos empíricos em negócios sociais, bem como pode dar indícios sobre o desenvolvimento da OE nesse contexto. CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS / PARA A GESTÃO: O modelo pode ser usado por empreendedores e gestores de negócios sociais para a análise do empreendedorismo nessas organizações, e com isso dar indícios sobre potenciais direcionamentos para melhor desenvolvimento do comportamento empreendedor no nível organizacional. Isso pode contribuir com a gestão empreendedora e o desempenho organizacional de negócios sociais.