ID: 7266
Autoria:
Kely César Martins de Paiva, Daiane de Lima Pinto, Michelle Regina Santana Dutra, Raquel Ferreira Roquete.
Fonte:
Organizações & Sociedade, v. 18, n. 59, p. 661-679, Outubro-Dezembro, 2011. 19 página(s).
Palavras-chave:
Comércio , Gerência , Gerente , Tempo , Varejo
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O objetivo deste estudo foi descrever e analisar a vivência do tempo na gerência à luz dascinco categorias apresentadas por Bluedorn e Jaussi (2007), a saber: policronia, velocidade, pontualidade, profundidade temporal e arrastamento. Os temas centrais foram apresentados e discutidos no referencial teórico e uma pesquisa de campo, descritiva e essencialmente qualitativa, foi realizada, utilizando-se, de forma prioritária, de entrevistas para coletar dados com 20 gestores de lojas similares do comércio varejista, situadas em shopping centers e em ruas de Belo Horizonte (MG). Os dados foram analisados à luz da técnica de análise de discurso. Percebeu-se que a maioria dos gestores adota comportamentos policrônicos e acelerados. Eles têm uma preocupação marcante com o cumprimento das metas, denotando elevado senso de pontualidade. Não se observou uma preferência distinta dos entrevistados em termos de profundidade temporal. A partir da análise dos três processos de arrastamento delineados pelos autores - sincronia, liderança, condução -, foi possível observar uma nítida relação entre tempo e poder, denotando a face ambígua, contraditória e fragmentada da gerência. Diante das limitações deste estudo, foram dadas sugestões para investigações futuras visando ampliar o conhecimento sobre os temas na realidade brasileira.