ID: 46614
Autoria:
Daniel Fernando Padilha, Alini da Silva, Tarcísio Pedro da Silva, Michele Gonçalves.
Fonte:
Contabilidade, Gestão e Governança, v. 20, n. 2, p. 276-292, Maio-Agosto, 2017. 17 página(s).
Palavras-chave:
Desempenho de mercado , Empresas Brasileiras , Empresas italianas , Folga financeira
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O estudo teve por objetivo verificar o efeito da folga financeira no desempenho de mercado de empresas do Brasil e da Itália, utilizando-se metodologia descritiva quanto ao objetivo, documental em relação aos procedimentos e quantitativa como abordagem do problema. A amostra compreendeu 47 empresas brasileiras e 29 empresas italianas, que apresentavam todas as informações necessárias para a consecução do estudo. O período de análise correspondeu aos anos de 2010 a 2013. Como técnicas estatísticas, utilizaram-se análise descritiva e dados em painel aplicados em 5 equações de regressões. Observou-se que a folga financeira tem maior impacto no desempenho de mercado das empresas italianas do que das empresas brasileiras. Constatou-se que o efeito positivo da folga financeira no cenário de empresas do Brasil colabora para o aumento do market-to-book, porém se observou, no cenário de empresas italianas, o efeito contrário. Assim, confirmou-se que o efeito da folga financeira sobre o desempenho de mercado depende do ambiente em que as empresas estão inseridas.