ID: 33075
Autoria:
Danielle Pasqualotto Bordin, Nayara Pasqualotto.
Fonte:
Revista Capital Científico - Eletrônica, v. 11, n. 2, p. 66-77, Maio-Agosto, 2013. 12 página(s).
Palavras-chave:
marketing social , responsabilidade social , sustentabilidade
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Devido às grandes mudanças ocorridas nas últimas décadas, o Estado não tem conseguido prover sozinho as necessidades sociais da população, o qual buscou ajuda das empresas, que passaram a participar ativamente deste processo. Além disto, o aumento da consciência social dos consumidores de todo o mundo passou a cobrar das organizações privadas iniciativas neste sentido, nascendo assim a responsabilidade social empresarial. O conceito de responsabilidade social está diretamente relacionado ao desenvolvimento sustentável, pois a busca pela excelência nas empresas passa a ter como objetivo a qualidade nas relações e a sustentabilidade em suas três dimensões: econômica, social e ambiental. As empresas passam a demonstrar um grau de maturidade quanto ao desenvolvimento social, pois deixam de lado a filantropia e o assistencialismo, passando a adotar práticas que realmente tragam alguma mudança para a sociedade. A adoção dessas práticas possibilita às organizações agregar valor social à sua imagem e através dela alcançar a credibilidade e admiração de toda a sociedade, conquistando um destaque frente à concorrência. Este artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre o tema responsabilidade social, possibilitando o entendimento de como estes conceitos vêm sendo difundidos no meio empresarial, dada a importância do assunto, tão discutido na atualidade. Possibilita também a percepção da contribuição que a adoção destas práticas traz para o desenvolvimento sustentável.