ID: 33882
Autoria:
Marcelo de Rezende Pinto, Danielle Ramos de Miranda Pereira.
Fonte:
Revista de Administração da Unimep, v. 12, n. 3, p. 152-183, Setembro-Dezembro, 2014. 32 página(s).
Palavras-chave:
Experiências de Consumo , Idosos , Lazer
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A despeito do “peso” que vem ganhando o estrato de idosos na composição da população brasileira nos últimos anos, percebe-se uma negligência quanto ao estudo do consumo desse grupo etário. Além da questão demográfica, é importante considerar que os consumidores da terceira idade, ainda que possuam características específicas, estão inseridos em um sistema de valores, bem como na sociedade de consumo. Surgiu daí o interesse em empreender uma pesquisa empírica na qual se investigue a forma como os consumidores brasileiros pertencentes ao segmento da terceira idade (60 anos ou mais) vivenciam suas experiências de consumo nas diversas atividades relacionadas à temática do lazer. Assim, com o intuito de colaborar com a construção de um referencial teórico que preencha essa lacuna no conhecimento no campo da pesquisa do consumidor, foi desenvolvido um trabalho com o objetivo de conhecer como indivíduos da terceira idade vivenciam suas experiências de consumo em atividades de lazer em uma perspectiva simbólica e socialmente construída. Com a intenção de ir além das descrições, o trabalho também visou à construção de uma teoria fundamentada por meio da grounded theory construtivista tal como proposta por Strauss e Corbin (2008) e Charmaz (2006). A revisão da literatura contemplou pontos relacionados ao consumo em uma perspectiva experiencial e simbólica com ênfase na Consumer Culture Theory (CCT), discussões atinentes ao lazer, bem como explanações sobre o conceito de terceira idade. Os resultados resultantes da teoria gerada a partir dos dados coletados em campo indicaram que os processos sociais, desde a construção de relacionamentos entre familiares, amigos e vizinhos até a construção de redes de convivência com integrantes dos clubes de terceira constituem-se os principais processos presentes nas atividades de lazer desses indivíduos. Além disso, foi possível perceber uma articulação socialmente construída pelo idoso entre a sua percepção de terceira idade, do conceito de lazer, de seus relacionamentos com amigos, parentes, vizinhos e colegas dos clubes de convivência de terceira idade a qual leva esse indivíduo a diferentes vivências no cotidiano de suas atividades de lazer. Dessa forma, os resultados deste trabalho parecem contribuir para o avanço do campo de estudos que busca preencher a lacuna verificada entre a noção experiencial do consumo, entendida em uma perspectiva simbólica atrelada ao cotidiano dos consumidores de terceira idade.