ID: 9308
Autoria:
Denise Barros de Azevedo, Liane Aparecida Aires da Silva Rengel, Guilherme Cunha Malafaia, Karim Marini Thomé.
Fonte:
Revista de Administração da UFSM, v. 5, n. 3, p. 479-492, Setembro-Dezembro, 2012. 14 página(s).
Palavras-chave:
Avicultura de Postura , Centro de distribuição , Estratégias , Forças competitivas , Multinacional estrangeira
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este estudo aborda a questão das estratégias envolvidas no processo de
importação de gaiolas para aves de postura, direcionadas ao centro de
distribuição de uma multinacional estrangeira localizada em Araraquara,
São Paulo. Identifica as razões que levam uma empresa multinacional a
aumentar seus investimentos no Brasil, onde está implantando um centro
de distribuição (CD). Para estudar as estratégias envolvidas no
processo, realizou-se pesquisa exploratória sobre o atual processo
logístico da empresa, buscando identificar tais estratégias e as
vantagens do novo processo. O trabalho apoia-se nas cinco forças
competitivas de Porter, na análise SWOT, nas estratégias genéricas
adotadas para obtenção de retorno sobre os investimentos e ainda,
fundamenta-se em temas como, importação, logística, armazenagem e centro
de distribuição. A pesquisa demonstra que a implantação do CD envolve a
estratégia de inserção do produto no mercado nacional, especificamente
em São Paulo, onde está o maior mercado de aves de postura do País. Para
obter vantagem competitiva, a multinacional adota ainda a estratégia
genérica da diferenciação, com foco em tecnologia e qualidade do
produto. Apesar dos altos custos da construção e manutenção do CD
representarem uma barreira de entrada no mercado, o investimento não
representa risco financeiro, já que aumentará a demanda pelo produto,
resultando maior retorno sobre o capital investido.