ID: 47955
Autoria:
Marcelo Augusto Menezes Deluca, Deosir Flávio Lobo de Castro Junior, Francisco Alexandre Moredo, Renata Silvério.
Fonte:
Revista Eletrônica Científica do CRA-PR, v. 3, n. 1, p. 11-25, Janeiro-Junho, 2016. 15 página(s).
Palavras-chave:
Frutas , legumes e verduras orgânicos; Varejo de especialidades FLV; Mix de marketing
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo apresenta um estudo comparativo do varejo de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicos sob a perspectiva do mix de marketing. O objetivo do estudo foi pesquisar o varejo norte-americano, mais especificamente da Califórnia, e compará-lo com o varejo de Florianópolis, destacando as ações de marketing de caráter inovador. A pesquisa realizada caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, e utilizou a abordagem qualitativa tanto para coleta como para a análise dos dados. As amostras foram definidas de maneira não probabilística, por se tratar de um estudo exploratório. Foram selecionados cinco estabelecimentos de varejo na Califórnia e cinco em Florianópolis. Os pesquisadores utilizaram a técnica de observação disfarçada para realizar os registros de campo, por meio de um roteiro de observação baseado em tópicos relacionados ao mix de marketing. Também foi realizada a coleta de “documentos” (folders, flyers, catálogos) e de “artefatos” (amostras, amostras de embalagens) que também são evidências físicas de ações do mix de marketing. Os resultados obtidos demonstram que o mix de marketing operacionalizado pelo varejo Californiano possui algumas características inovadoras: embalagens altamente atrativas (rótulos coloridos, informações completas) desenvolvidas a partir de materiais de alta tecnologia; produtos com aparência semelhante ou quase igual ao FLV tradicional; preços compatíveis com FLV tradicional; maior espaço de exposição dos FLV orgânicos em alguns varejistas e inclusive um estabelecimento que só vendem FLV orgânicos e nenhum item tradicional. Conclui-se que o FLV orgânico não precisa ser sinônimo de “feio”, “pequeno”, “sem cor”, “caro”, “mal embalado”, e é justamente sobre estes aspectos que o varejo de Florianópolis poderia inovar, pois há condições de ser vendido e comercializado a um público mais amplo, desde que sejam feitos ajustes no mix de marketing.