ID: 61958
Autoria:
Thaís da Silva Rodrigues, Deyvison de Lima Oliveira, José Arilson de Souza, Elder Gomes Ramos.
Fonte:
Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 16, n. 1, p. 128-146, Janeiro-Abril, 2021. 19 página(s).
Palavras-chave:
Contabilidade Rural , Ensino Superior , Universidades Federais
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Com a edição do Pronunciamento CPC 29, altera-se o método de mensuração de ativos biológicos, surgindo demandas para alterações também no ensino da Contabilidade Rural, que é ramo da contabilidade com características específicas em assuntos relacionados à avaliação e mensuração dos ativos biológicos e produtos agrícolas. O objetivo desta pesquisa é identificar o perfil da disciplina Contabilidade Rural nas universidades federais brasileiras entre 2015 e 2016. Para isso, empregou-se abordagem descritiva com aspecto qualitativo, do tipo documental. Foram realizadas análises dos planos de ensino e dos projetos pedagógicos do curso de Ciências Contábeis de 30 universidades federais dentro do universo de 40 instituições de ensino superior. Os resultados revelaram consideráveis variações no método de ensino, nomenclaturas da disciplina, conteúdos e referências. Para a denominação das disciplinas constataram-se, inicialmente, 13 nomenclaturas diferentes. Os conteúdos ‘Ativo Biológico’, ‘CPC 29’ e ‘Método de mensuração a valor justo’ foram abordados em apenas 25% das universidades; assuntos ligados a ‘atividade rural’, ‘planos de contas’ e ‘relatórios contábeis’ são mais presentes nas ementas. Quanto às referências mais sugeridas, destaca-se as obras do autor Jose Carlos Marion, diferente do Pronunciamento Técnico CPC 29, que esteve presente em apenas quatro planos de ensino ou projetos pedagógicos. Tratando-se da metodologia, as instituições utilizam o método tradicional de ensino. A análise traz indícios de que conceitos e aplicações essenciais do CPC 29, especialmente, quanto à mensuração e evidenciação de ativos biológicos e produtos agrícolas, estão fora dos planos de ensino e ementas dos cursos de Contabilidade.