ID: 38505
Autoria:
Diana Santos Pontes, Kelvia Carneiro de Linhares Fernandes, Polyana Karina Mendes Ximenes, Verónica Peñaloza.
Fonte:
Revista Ciências Administrativas, v. 16, n. 1, p. 119-130, Janeiro-Junho, 2010. 12 página(s).
Palavras-chave:
Empreendedorismo , Herói , Micro e pequeno empresário
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
No contexto brasileiro regrado de dificuldade de obtenção de emprego regular e de remuneração satisfatória e, em paralelo ao crescimento de oportunidades de novos negócios, surge a figura do micro e pequeno empresário, que, diante desses fatores, empreende a busca de realização. Com ato de coragem, essa busca faz a literatura conferir ao empreendedor o título de herói. Este trabalho traz um olhar diferente da visão do empreendedor, com o objetivo de verificar se os micro e pequenos empresários são considerados heróis na visão de estudantes de graduação de uma universidade da região Nordeste do país. Para a análise realizou-se a metodologia quantitativa, exploratória, cuja abordagem temática do empreendedorismo se centra numa perspectiva não habitual, comportamentalista e/ou econômica, recorrentemente presentes nos estudos do setor. Como principal resultado, constatou-se que os micro e pequenos empresários obtiveram uma baixa valorização perante os pesquisados.