ID: 8745
Autoria:
Cláudio Márcio Campos de Mendonça, Tereza Souza, Domingos Fernandes Campos, Kleber Cavalcanti Nóbrega.
Fonte:
Revista Gestão & Planejamento, v. 13, n. 2, p. 294-314, Julho-Dezembro, 2012. 21 página(s).
Palavras-chave:
Ensino superior , Evasão , Marketing , Oferta de serviço , Retenção de clientes
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O ensino superior por ser essencialmente prestação de serviço e um
ambiente competitivo, é necessário entender o impacto dos serviços
ofertados na satisfação dos alunos e sua relação com a retenção. Este
estudo tem como objetivos identificar motivos de evasão de alunos de
turmas iniciais e sua percepção sobre a oferta de serviços (central,
complementar e suplementar) na retenção no curso de Administração. O
modelo conceitual utilizou a oferta de serviço e a matriz tridimensional
Importância x Desempenho x Influência. Foi desenvolvida uma pesquisa
quantitativa, com o método survey descritiva com 289 alunos matriculados
e 19 evadidos de uma Universidade privada. Os resultados demonstram que
avaliações de serviços central, complementar e suplementar de evadidos e
matriculados possuem forte correlação. Para alunos evadidos os serviços
que menos impactam na evasão, foram atendimento dos diretores de
cursos, serviços de biblioteca e o Ensino. Já matriculados os serviços
que favorecem a retenção são o Ensino, e que serviços complementares e
suplementares estão atuando de forma equilibrada para retenção. Destaque
positivo para os serviços suplementares ofertados de forma eletrônica.
Alunos matriculados e evadidos possuem percepções semelhantes. Ficou
sugerida uma linearidade da matriz de importância x desempenho, com a 3ª
dimensão (influência).