ID: 58613
Autoria:
Dyego de Oliveira Arruda, Maurílio Barbosa de Oliveira da Silva, Milton Augusto Pasquotto Mariani.
Fonte:
Revista de Administração da Unimep, v. 18, n. 2, p. 123-144, Maio-Agosto, 2020. 22 página(s).
Palavras-chave:
Boca-a-boca eletrônico , Imagem do destino turístico , Software Iramuteq
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar, com base no “boca-a-boca” eletrônico presente na página online do TripAdvisor, os detalhes acerca da imagem que a cidade do Rio de Janeiro, um dos principais destinos turísticos brasileiros, evoca nos turistas. Parte-se da perspectiva de que a imagem revela o conjunto de crenças e impressões em torno das quais os destinos turísticos “são construídos” no imaginário dos consumidores. A depender dos detalhes em torno da imagem dos destinos turísticos, podem ser positivas ou negativas as percepções gerais e a intenção comportamental dos turistas em relação ao destino que esteja sob análise. Adicione-se ainda que o conjunto de comentários, resenhas e avaliações que os turistas publicam sobre os atrativos de um determinado destino turístico, de modo voluntário e muitas vezes espontâneo, em páginas da internet (tais como o TripAdvisor), além de revelarem as especificidades do “boca-a-boca” eletrônico protagonizado pelos turistas, também indicam pistas a partir das quais pode-se inferir os detalhes gerais da imagem dos destinos, à ótica dos visitantes. Sendo assim, partindo das premissas brevemente esquadrinhadas acima, para atingir o propósito delineado no âmbito do presente artigo, foram utilizados princípios da netnografia, de tal modo que 500 comentários, feitos por turistas que visitaram ao menos um dos 10 principais atrativos turísticos da cidade do Rio de Janeiro, foram extraídos da página online do TripAdvisor, no período de janeiro a abril de 2019. Os comentários compuseram um corpus textual, que foi submetido ao software Iramuteq para a sistematização dos dados. Destaque-se que o Iramuteq perfaz uma ferramenta gratuita, ancorada no software estatístico RStudio, numa dinâmica em que permite a contagem da frequência absoluta de palavras em um determinado corpus textual, além de criar esquemas gráficos que ilustram potenciais relações que as palavras podem ter umas com as outras, em um texto. Nesse ínterim, o Iramuteq é uma potente e inovadora ferramenta para a análise de dados textuais, de modo adequadamente sistematizado. Em suma, os resultados auferidos no presente estudo sinalizam que o destino turístico Rio de Janeiro, além de ser visto de modo positivo pelos visitantes, está majoritariamente ligado aos termos “praia” e “trilha”. Portanto, o destino sob análise revela-se, no imaginário do turista, como um relevante território para o turismo de sol e mar, e para o turismo de aventura. Sendo assim, os resultados do estudo sinalizam relevantes insights para que os integrantes do trade turístico possam, de alguma forma, “vender” o destino de modo mais competitivo.