ID: 44210
Autoria:
Cristiane Berselli, Edar da Silva Anãnã.
Fonte:
Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, v. 9, n. 1, p. 49-63, Janeiro-Março, 2017. 15 página(s).
Palavras-chave:
Canguçu, RS, Brasil , Imagem , Marketing , Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição , Turismo
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo propõe reflexões sobre o desenvolvimento regional do turismo, a partir do estudo de caso realizado no Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição, baseando-se em conceitos de marketing. Utilizam-se conceitos de marketing de lugares (Bautzer, 2010), marketing de experiência (Bautzer, 2010), construção de marca (Chernatony, 2005), marca de lugar (Kotler et al., 2005) ou destination branding (Baker, 2007), para a criação de diferenciais competitivos. Também a proposta do Ministério do Turismo, no Programa de Regionalização do Turismo, contribui para pensar-se em ações para territórios que agreguem originalidade e competitividade aos atrativos. A análise das entrevistas em profundidade com os gestores públicos municipais, envolvidos com o Parque, informou sobre a identidade pretendida para aquele destino. Pode-se concluir que o Parque, construído pelo poder público para fins turísticos, vem se caracterizando como santuário pela comunidade católica. Demonstra ser o Parque um espaço diferenciado na região, sua identidade remetendo a história, memória e a valores da comunidade.