ID: 8519
Autoria:
Graziella Comini, Edgard Barki, Luciana Trindade de Aguiar.
Fonte:
RAUSP Management Journal, v. 47, n. 3, p. 385-397, Julho-Setembro, 2012. 13 página(s).
Palavras-chave:
base da pirâmide , inclusão social , negócios sociais
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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Empresas sociais apresentam um novo paradigma para o capitalismo, em que
as empresas privadas, organizações sem fins lucrativos e da sociedade
civil criam um novo tipo de negócio com o objetivo principal de resolver
problemas sociais com sustentabilidade financeira e eficiência por meio
de mecanismos de mercado. Como todos os fenômenos novos, diferentes
autores conceituam negócios sociais com visões distintas. Neste artigo,
visa-se apresentar e caracterizar três perspectivas diferentes de
definições de negócios sociais: o europeu, o norte-americano e as
perspectivas de países emergentes.
Cada um desses pontos de vista foi ilustrado por um caso diferente
do Brasil. Conclui-se com a ideia de que todos os casos têm
características
semelhantes, mas também algumas diferenças relevantes que são mais
do que apenas geográficas. As perspectivas analisadas neste trabalho
fornecem um quadro analítico para compreender o campo dos negócios
sociais. Além disso, os casos demonstram que, no contexto brasileiro, o
campo dos negócios sociais está em construção e, como tal, recorre a
diferentes influências conceituais para lidar com uma realidade complexa
e desafiadora.