ID: 8095
Autoria:
Henrique Formigoni, Maria Thereza Pompa Antunes, Rafael Soares Leite, Edilson Paulo.
Fonte:
Contabilidade Vista & Revista, v. 19, n. 3, p. 149-167, Julho-Setembro, 2008. 19 página(s).
Palavras-chave:
Auditoria , Qualidade da Informação Contábil , Rodízio de Auditores , Rodízio de Auditoria
Tipo de documento: Artigo (Português)
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As auditorias nas empresas de capital aberto visam, primordialmente, resguardar os interesses dos investidores por meio da qualidade e confiabilidade das demonstrações contábeis divulgadas contribuindo, também, para o aumento da transparência das ações empresariais. Este estudo busca identificar a contribuição do rodízio de auditoria para a independência e a qualidade dos serviços prestados pelas auditorias externas, de acordo com a percepção dos gestores de grandes companhias abertas brasileiras. O estudo de natureza exploratória, com metodologia qualitativa, está baseado na percepção de 26 gestores das 100 maiores empresas de brasileiras de capital aberto, segundo seu valor de mercado. A análise dos resultados permitiu verificar que a implementação do rodízio de firmas de auditoria, segundo a percepção dos gestores da amostra estudada, não tem contribuído nem para a independência, nem para a qualidade dos serviços prestados pelas firmas de auditoria, sendo que apenas o rodízio de auditores de uma mesma firma é considerado suficiente para manter a independência do auditor. Os resultados sugerem, portanto, que a introdução dessa prática não trouxe soluções satisfatórias para os conflitos de interesses que possam vir a surgir do relacionamento entre cliente e contratante. Considerando-se que este estudo abordou apenas um dos fatores que repercutem na relação entre clientes e auditores, entende-se que os resultados aqui obtidos podem contribuir para que os órgãos reguladores empreguem esforços para desenvolver a questão da independência e da qualidade dos serviços também por outros meios.