ID: 44005
Autoria:
Leandro Arnaud, Eduardo Roque Mangini, Tatiana Ferrara Barros, André Torres Urdan.
Fonte:
Caderno Profissional de Administração da UNIMEP, v. 6, n. 2, p. 118-135, Julho-Dezembro, 2016. 18 página(s).
Palavras-chave:
Marketing , Marketing Digital , Mídias Sociais , Pesquisa-ação , Supermercado
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O comportamento do consumidor vem se modificando, cujas mudanças ganharam destaque com o advento da internet e de suas novas possibilidades de relacionamento e comunicação, em especial com a introdução das mídias sociais. O marketing digital ganha importância, e exige das empresas posturas estratégicas condizentes com o mercado. Este relato técnico teve como objetivo desenvolver um plano de marketing com foco em mídias sociais para uma rede supermercadista do interior paulista, com objetivos específicos de mostrar a relação entre mídias sociais e o aumento de participação no mercado bem como criar protocolo de utilização. Para a construção de um plano de marketing digital, foi contemplado aspectos teóricos sobre marketing digital e mídias sociais. O método empregado consiste na pesquisa-ação, onde o pesquisador interage com o objeto de estudo e propõe modificações para a consecução dos objetivos. Para a aplicação do método foi desenvolvido um modelo que abrange desde aspectos mercadológicos e de posicionamento estratégico até as fases de implementação, revisão e controle das ações em mídias sociais. Para o diagnóstico empresarial foram utilizadas técnicas de análises como matriz SWOT, análise das 5 forças de Porter e avaliação dos Fatores Críticos de Sucesso, sendo que estes últimos evidenciaram a necessidade de melhoria da comunicação com o mercado e fortalecimento da marca. A partir desse diagnóstico, foi possível consolidar os planos de ação para as mídias Facebook, Twitter e YouTube. O plano de ação consistiu na criação de um perfil nas três mídias selecionadas. Para cada mídia foi criado um perfil e vinculado com as outras duas. Na página do Facebook, as ações desenvolvidas consistiram na divulgação de produtos, marcas e promoções. Na conta do Twitter da empresa, mesmo com a limitação de caracteres, foi possível desenvolver ações mercadológicas bem como avaliar os possíveis comentários dos clientes. Na mídia YouTube, a proposta inicial era constituir um canal com a participação de clientes e fornecedores, além da participação da rede analisada, mas houve apenas a divulgação de vídeos institucionais o que não despertou interesse dos consumidores e clientes da empresa. Os resultados apresentados depois de 4 meses da implantação do plano de ação revelaram a conquista de seguidores no Facebook e embora de forma tímida, a presença da rede Supermarket em mídias digitais fortalece a expressão da marca, e por isso deve ser continuada e ampliada, já que seu impacto em termos financeiros é irrisório frente a estrutura de custo da rede. Cabe destacar a necessidade de reestruturação organizacional para adequação da empresa as novas tendências de comunicação mercadológica digital, sendo este um novo projeto a desenvolver.